Dia da Consciencia Negra

15 min read

Deviation Actions

CEROL's avatar
By
Published:
1.3K Views






Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca.

A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

-=Calendario em São Paulo=-

O paulistano que decidir ficar em São Paulo nesta sexta-feira (20), feriado do Dia da Consciência Negra, poderá aproveitar a programação em comemoração à data promovida por dez instituições ligadas à Secretaria de Estado da Cultura, além de um show gratuito que durará quase o dia todo na Praça da Sé.


Nesta sexta, serão abertas três exposições sobre o tema na cidade. A Pinacoteca do Estado receberá a exposição "A Fotografia Como Eu Sou". No Museu Afro Brasil, será aberta a mostra "África em Nós" e "Eu Tenho um Sonho: De King a Obama – a Saga Negra do Norte".


No Museu da Imagem e do Som (MIS), estará em cartaz a mostra "O Negro como Autor e Personagem da Ação Cinematográfica.", que reúne filmes de cineastas negros ou que tenham o negro como personagem, incluindo obras de grandes nomes da história do cinema nacional. As sessões serão realizadas às 16h e às 19h.


O concerto "Navio Negreiro", com o Coral da USP, será a grande atração no Museu da Casa Brasileira. A apresentação deverá começar às 11h. No mesmo dia, às 16h30, haverá show com as "Tias Baianas Paulistas" e a "Ala dos Compositores Kolombolo". No Museu da Língua Portuguesa, o público poderá assistir a apresentações do Circo de Ébanos.


Duas atividades educativas marcarão a celebração da data no museu do futebol. Uma será um jogo de perguntas e respostas sobre a as transferências de jogadores negros, sobretudo africanos, para o mercado europeu. Na outra, será contada a história do goleiro Barbosa, da seleção brasileira da Copa de 1950. A Casa das Rosas também tem uma agenda especial com destaque para uma releitura de canções da tradição afro-brasileiras e um sarau com música e poesia, às 15h desta sexta.


A grande atração do dia, porém, promete ser o show gratuito que será realizado na Praça da Sé entre 10h e 20h. Entre as atrações estão shows de Elza Soares, Luiz Melodia e Quinteto em Branco e Preto, apresentação do Coral da Família Alcântara, às 10h, Missa afro-brasileira com a participação do Coral da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a presença de oito Congadas de São Paulo e de Minas Gerais e os blocos afro Ilê Aiyê e as 10 rainhas da Noite da Beleza Negra. Haverá ainda apresentações de cantores de rap, hip hop, MPB e samba, além de DJs.

Dia da Consciência Negra: Goiânia tem novo feriado

Apartir desse ano, o dia 20 de novembro será dedicado à comemoração do Dia da Consciência Negra, previsto em na Lei Municipal de abril de 2009. Feriado dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, a data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de um dos líderes que lutaram contra a escravidão no Brasil, o Zumbi dos Palmares, morto em 1695. O projeto que institui o feriado na capital é de autoria dos ex-vereadores petistas, Marina Sant'anna e Serjão.

Ano passado a proposta chegou a ser vetada pelo prefeito Íris Rezende, isso porque, a legislação federal determina que um município não pode instituir mais de quatro feriados. Mesmo assim ela acabou aprovada pela Câmara, por 20 votos 10. Assim, Lei que legaliza a Dia da Consciência Negra foi promulgada pelo presidente do legislativo municipal, o vereador Francisco Vale Júnior. Goiânia comemora: Sexta-feira da Paixão, Corpus Christi e Padroeira de Goiânia; além do aniversário da Capital.

Programação para o Dia

Segundo o assessor especial de Políticas para Igualdade Racial, José Eduardo da Silva, para lembrar o Dia da Consciência Negra, haverá apresentações de seminários, a posse do Conselho Municipal de Igualdade Racial - previsto para 4 de dezembro – e será criada uma Feira de Negócios da Igualdade Racial em Goiânia. Agregando, assim, o mesmo espaço aos grupos étnicos que moram na capital, como as comunidades japonesa, portuguesa, árabe, alemã e outros.

Na feira, que ainda não teve a data e horário definido, serão vendidos produtos e oferecidos serviços desse grupo. Ainda pela ocasião, será lançado um selo da Diversidade Racial no Mercado de Trabalho.

Funcionamento
No feriado, as 16 unidades municipais de saúde 24 horas vão funcionar normalmente. Entre elas: os Cais Amendoeiras, Finsocial, do Jardim Curitiba, do Jardim Novo Mundo e o Ciams Novo Horizonte.

A Associação dos Bancos de Goiás também informou que as agências vão funcionar normalmente, assim como postos de combustíveis. Por outro lado, a Secretaria Municipal de Educação informou que nenhuma escola da rede abrirá no feriado.

O comércio, por meio de intervenção do CDL junto ao Ministério Público, conquistou o direito de funcionar normalmente. Integrantes do Movimento Negro de Goiás ainda tentam derrubar a decisão.

Status


:iconhd-2: Kiriban [][][][][][][][] 80% (Wonder Woman and Rogue)
:icondjwill:      Other Works [][][][][] 50% (Ecchi, etc.)



---------------------------------------------------------------------------------
AMIGOS DO CORAÇÃO (FRIENDS +++)
---------------------------------------------------------------------------------
:iconricsnake: :iconsemrosto: :iconfredbralvalex: :iconlinno-art: :iconniharo: :iconkakochan: :iconlilith-lips: :iconburnyhigurashi: :iconnorgantos: :iconmarquespvs: :iconstarke-haz:
---------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------
AMIGOS PELO MUNDÃO
---------------------------------------------------------------------------------
:iconreehbr::iconleo-solo: :icondragonblood0012: :iconestevaom: :iconblackskull180: :iconyokomodele: :icony0z: :iconsuzuka: :iconecchi-graffiti: :iconpzker: :iconredwingsdragon: :iconzexion525: :iconsomeone6667: :icondrai-azask: :iconlilith-lips: :iconseruomen: :iconhyday-shido: :iconricplata: :iconstudiommg: :iconownzyou: :iconburnyhigurashi: :icontrash63: :iconnate-essex: :iconkaryne: :iconliciniosouza: :icontoichi: :icontoyet24: :icongariondewin: :icondooog: :iconneogunbuster: :iconmasteralchemest: :iconsuzukashin: :icondragonwolker:
:icondsx8909: :iconericksama: :icondumbflesh: :iconiron-ninja327: :iconchiluzzdia: :icononboardmother: :iconseruomen: :iconricplata: :iconsteveriker: :iconzairyu: :iconsoulfee: :iconsharkker: :iconsphynx-c: :iconleo-solo: :icononboardmother: :iconkaoruchun: :iconericksama: :icondsx8909: :icondragonwolker: :iconsuzukashin: :iconmasteralchemest: :icondooog: :icongariondewin: :icontoyet24: :iconangel78556: :iconfriender: :iconbolton42: :iconsketchfan: :iconguy-pearce: :iconsupervegetasp: :iconcloudxhinata112: :iconphazonridley: :iconthe-satsui: :iconmoonlitknight: :iconlynxer09: :iconkpierce100: :iconballoonprincess: :iconosereterno: :icondkstudios05: :iconsketchesforfun: :iconlan-ex-hikari: :icondracolisk: :iconchristosmousas: :iconkdragoon1227: :iconultraviolated: :iconhollowheart91: :icondevman504: :iconarch-angellus: :iconmaxx456: :iconrichardy-brasil: :iconnipago: :icondieggo-the-hedgehog: :iconmom528:
---------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------
CLUBS OU FÃ CLUBS OU QUALQUER COMUNIDADE
---------------------------------------------------------------------------------
:iconpwfa: :iconsuper-perverts: :iconbrasil: :iconmadeinbrasil: :iconphotoshop-tutorials: :iconroninsultramix: :iconnanao-ise-club:
---------------------------------------------------------------------------------


© 2009 - 2024 CEROL
Comments16
Join the community to add your comment. Already a deviant? Log In
Vitria's avatar
Na escola onde estudo tem aulas de cultura
negra ^^
era legal até! mas é só no fudamental...